como funciona
RFID - etiqueta inteligente
São dispositivos eletrônicos, sem bateria, inseridos nas peças dos uniformes escolares através de costura ou transfer, identificando o aluno sempre que ele se aproximar de um sensor.
Através de um conjunto de programas de computador, uma série de ações podem ser executadas. Tudo acontecendo de forma quase invisível para os alunos, pois não altera em nada a rotina deles, tão pouco da instituição de ensino.
O que acontece quando uma etiqueta é lida
Através de um conjunto de programas de computador, uma série de ações podem ser executadas. Tudo acontece de forma quase invisível para os alunos, pois não altera em nada a rotina deles, tão pouco a rotina da instituição de ensino.
Ações que o sistema pode executar:
- Envio de mensagem para o celular dos pais ou responsáveis, informando a chegada e saída da criança na escola.
- Faz a chamada presencial eletronicamente.
- Envia recados para os pais informando tarefas, notas, eventos e demais ocorrências do ambiente escolar.
- Registro automático da presença do aluno no sistema de gestão escolar.
- Envio das informações referentes a frequência para os órgãos públicos de ensino ou segurança.
- Identifica itens que estejam extraviados.
- Fornece indicadores para as decisões diárias (preparação de merenda, transporte, segurança).
Adoção e uso
As etiquetas podem ser adotadas a qualquer momento. Basta que os alunos que já receberam o kit escolar tragam as peças na escola para receberem as etiquetas e serem cadastrados.
Também é possível que as etiquetas sejam inseridas nas peças no momento da confecção ou antes das peças serem embaladas.
E se no ano seguinte a roupa for passada para outra criança, basta associar as peças ao novo aluno.
Durabiidade
As etiquetas inteligentes não estragam, foram projetadas para suportar mais de 100 ciclos de lavagem e passagem, e pode-se utilizar qualquer produto convencional para lavagem.
Integração
Pode-se fazer também a integração do sistema com o transporte escolar, com a Ronda Escolar e com o sistema de Saúde Pública através de um leitor portátil e conexão de telefonia celular (3G ou GPRS).
As etiquetas inteligentes são lidas permitindo a identificação do estudante e o acesso às informações necessárias para o atendimento e o envio de mensagens aos responsáveis.
A Ronda Escolar pode utilizar a mesma tecnologia sempre que um aluno uniformizado solicitar auxílio, basta que os policiais tenham acesso a base de dados dos alunos das redes estaduais e municipais, assim como os guardas de trânsito e radares possuem para registrar multas.
Pontos de monitoramento
Não há um número máximo de leitores que podem ser instalados. A escola define em quais pontos deseja realizar a identificação.
Exemplos de instalação: no portão principal e nos corredores de acessos às salas de aula.
Mecanismo anti-fraude
O sistema possui códigos para cruzar as leituras coincidentes, ou seja, se um aluno levar a roupa do outro o sistema sempre identificará os dois a todo momento, criando uma situação de alerta.
O professor recebe a lista dos alunos de determinada sala que entraram na escola, tornando fácil identificar a ausência de qualquer um deles.